Blog

Parceria, Arrendamento e Comodato: Saiba a Diferença

Esses três tipos de contrato fazem parte do agronegócio e têm relação direta com a cessão de terra para a atividade rural. Veja as características de cada um:

ARRENDAMENTO RURAL:

É quando uma pessoa se obriga a ceder a outra o uso e o gozo de um imóvel rural para exploração agrícola, pecuária, agroindustrial, entre outras atividades rurais. Ocorre mediante uma retribuição financeira ou aluguel, cujo valor é fixo e determinado no contrato. Mesmo que haja prejuízo para o arrendatário (aquele que explora a terra), este deverá quitar o valor do arrendamento para o proprietário.

PARCERIA RURAL:

Neste tipo de contrato, há as mesmas condições do contrato anterior no que diz respeito a cessão da terra. Contudo, neste caso, ocorre a partilha da colheita, dos lucros e inclusive dos prejuízos que porventura ocorrerem. Isso na proporção que as partes estipularem no contrato.

COMODATO RURAL:

Nesta modalidade, que é a menos comum, o proprietário da terra cede o imóvel ao comodatário por empréstimo, para que este faça uso e gozo da atividade rural, incluindo ou não as benfeitorias da exploração. Em linhas gerais, trata-se de um empréstimo gratuito. Este tipo de contrato é comum no meio familiar, por exemplo, quando um pai cede a terra a um filho. O comodato também serve para o imóvel não ficar ocioso.

Em qualquer um dos formatos é o contrato que definirá quais serão os direitos e obrigações de todas as partes envolvidas, assim como o percentual de responsabilidade e benefícios de cada um.

É importante que o produtor rural tenha atenção na elaboração dos contratos e posteriormente no controle das atividades, para que o acordo siga conforme o combinado.

Consulte profissionais especialistas no setor rural.

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5