Blog

O Que é a Cédula do Produto Rural (CPR)?

Com o objetivo de fomentar a atividade agrícola, a Cédula de Produto Rural (CPR) é um título de crédito líquido e certo, onde o emitente promete entregar produtos rurais, na data, local e condições expressas no título.

Por meio dela é possível garantir financiamentos e empréstimos, obter capital de giro, planejar o empreendimento, além de permitir que o agricultor negocie a safra com antecedência e viabilize as chamadas operações Barter.

Em 2020, por meio da Nova Lei do Agro (n° 13.986/2020), o registro da CPR passou a ser obrigatório, sendo realizado por uma entidade autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

A nova legislação também trouxe outras mudanças e expansões significativas, fortalecendo ainda mais a presença da cédula no agronegócio. Entre elas, a emissão de títulos com referência à moeda estrangeira e o acesso à captação de investimento internacional.

Para fins de registros contábeis, a CPR representa um ativo financeiro até o vencimento da cédula. Contudo, sempre consulte um contador especializado em agronegócio. Este profissional é capacitado para esclarecer todas as dúvidas no que diz respeito à contabilidade neste setor.

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5