Blog

Entendendo os Custos da Produção Agrícola

O custo de produção é um conceito da economia que está presente em praticamente todos os negócios e, na atividade agrícola, não é diferente.

Neste ramo a atenção deve ser redobrada, uma vez que a margem de lucro é reduzida e há muitos riscos envolvidos.

Em geral, o custo de produção é composto pela soma de todos os recursos e operações utilizados durante o processo produtivo. Na atividade agrícola, os custos são classificados considerando a variação quantitativa dos insumos de acordo com o volume produzido.

Estes custos podem ser definidos da seguinte forma:

FIXO: são aqueles que não variam com a quantidade produzida. Incluem despesas como depreciação, impostos, mão de obra e seguro rural, por exemplo.

VARIÁVEIS: estes variam com a quantidade produzida, como gastos com insumos, alimentos, mão de obra temporária, reparos de máquinas, entre outros.A soma dos custos fixos e variáveis corresponde ao chamado CUSTO TOTAL da produção agrícola.

Entender este custo é essencial para a gestão do negócio rural e precisa ser orçado e planejado antecipadamente com o intuito de se ter o controle efetivo das finanças.

Um escritório de contabilidade especializado em agronegócio pode ajudar o produtor rural a identificar e se planejar para esses custos, evitando assim contratempos que inviabilizem a atividade.

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5