Blog

Entenda a Obrigação do Livro Caixa Digital do Produtor Rural

Produtores rurais com receita acima de R$ 4,8 milhões precisam entregar o Livro Caixa Digital 2022 – seguindo o modelo implantado pelo programa da Receita Federal, em 2018.

O LCDPR é um livro caixa que exige informações completas e específicas e foi instituído para que o Governo monitore as atividades agrícolas no país. A declaração abrange receitas, custos, investimentos, entre outras documentações.

Todos os documentos relacionados à atividade rural precisam estar especificados no LCDPR, tais como investimentos, adiamentos, entrega de produtos, despesas, notas fiscais e contratos, entre outros. As informações inseridas devem seguir uma ordem cronológica.

Imóveis rurais, contas bancárias e lançamentos também precisam ser identificados e listados. Além disso, deve-se ter o registro de todos os documentos enviados à Receita Federal: notas fiscais, faturas, folhas de pagamento, contratos e demais lançamentos.

O prazo para cumprimento da obrigação vai até 31/05/2022, finalizando junto ao novo prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda.

Para evitar multas, encargos ou a inserção de informações forma equivocada, conte sempre com o auxílio de um contador especializado em agronegócio.

Nós estamos à disposição.

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5