Blog

Isenção do Imposto de Renda na Venda de Imóveis

A partir deste ano (2022), o contribuinte que vender um imóvel tem mais uma opção para deixar de pagar o Imposto de Renda (IR) sobre o lucro do negócio e isso pode ajudá-lo com o IR 2023.

Uma nova norma foi publicada pela Receita Federal no final mês de março e já está em vigor. Ela isenta do IR quem utiliza os recursos da venda de um imóvel para quitar (total ou parcialmente), em até 6 meses (180 dias), financiamentos imobiliários contratados anteriormente.

Tanto as quitações parciais como totais darão direito à isenção, desde que as duas unidades sejam residenciais e localizadas no Brasil. A Receita também exige que o imóvel quitado esteja no mesmo nome do vendedor do primeiro.Antes, a regra exigia que o novo contrato fosse firmado somente após a venda do primeiro imóvel para conceder a isenção.

Segundo a Receita, na prática a mudança oficializa uma possibilidade já reconhecida pela Justiça, uma vez que nos últimos anos, uma enxurrada de ações judiciais pedia a isenção de IR na quitação de um imóvel financiado anteriormente. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) era favorável à isenção.

Tem dúvidas sobre o Imposto de Renda? Saiba que o contador é o profissional qualificado para ajudar.

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5