Blog

O LALUR na Atividade Rural

O Livro de Apuração do Lucro Real (LALUR) é um documento que tem como objetivo reunir informações sobre a escrituração fiscal de uma empresa, permitindo identificar os valores dos tributos devidos por ela, além dos valores que devem ser considerados nas demonstrações fiscais da mesma.

O documento é obrigatório somente para empresas tributadas pelo Lucro Real. Portanto, as optantes do Simples Nacional ou do Lucro Presumido, não são obrigadas a manter e nem entregar esse livro contábil.

A empresa rural, que explore atividades mistas, deverá demonstrar, no LALUR, separadamente, o lucro ou prejuízo contábil e o lucro ou prejuízo fiscal dessas atividades.

Embora a atividade rural esteja sujeita como as demais atividades, à alíquota básica de 15% e ao adicional de 10% quando o lucro real ultrapassar o limite fixado, haverá necessidade de se apurarem dois lucros separadamente, para fins de compensação de prejuízos fiscais.

Por fim é importante lembrar que o envio do LALUR para a Receita Federal deve acontecer, de maneira trimestral ou anual, até o último dia útil do mês de junho do ano subsequente ao ano-calendário de referência.

Para isso, conte com o auxílio de um contador especializado. Nosso escritório é focado no agronegócio e pode te ajudar.

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5