Blog

Qual a Diferença Entre Elisão e Evasão Fiscal?

Os dois termos têm a mesma finalidade que é reduzir os impostos a serem pagos. Porém, o que diferencia é a conduta.

A elisão fiscal procura reduzir os tributos de forma devidamente legal por meio de estratégias adotadas dentro dos limites da legislação tributária.

A evasão fiscal por sua vez, também chamada de sonegação, é uma prática ilegal em que os contribuintes deliberadamente violam as leis tributárias, escondendo ou manipulando informações relevantes para evitar o pagamento de impostos devidos.

Omitir receitas, falsificar documentos ou adotar outros artifícios ilícitos com o intuito de evitar o pagamento de impostos devidos são ações sujeitas a sanções e penalidades ao contribuinte.

Por outro lado, a elisão fiscal busca aproveitar benefícios e oportunidades fiscais que estão em acordo com a legislação atuando como estratégia dentro do negócio.

Isso é possível por meio do uso de incentivos fiscais, escolha de estruturas societárias vantajosas e principalmente pelo planejamento tributário.

A elisão fiscal por meio do planejamento tributário deve ser realizada por profissionais competentes que tenham conhecimento legal.

A Agridata conta com profissionais especializados em planejamento tributário e entendimento jurídico capazes de identificar possibilidades para que empresas, em especial as rurais, reduzam as suas cargas tributárias dentro da Lei.

Fale conosco:

☎️ (44) 3262-0730

📞 (44) 9 99972-7347 (Whats)

📍 Av. Brasil, 1447 Sala A, Zona 03, Maringá-PR

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5