Blog

Cédula do Produtor Rural e Sua Importância no Agronegócio

A Cédula do Produtor Rural, também conhecida como CPR, é um instrumento financeiro utilizado para facilitar o crédito aos agricultores. Ela funciona como um título de crédito, emitido pelo produtor rural ou por uma cooperativa, e representa a promessa de entrega de produtos agrícolas em determinada data futura.

Por exemplo, se um produtor de milho precisar de recursos para investir na sua plantação, ele pode emitir uma CPR, comprometendo-se a entregar uma determinada quantidade de milho após a colheita. Essa CPR pode ser negociada com instituições financeiras, que adiantam o valor ao produtor. Assim, ele obtém o capital necessário para seus investimentos.

A CPR tem inúmeros benefícios, entre eles o acesso ao crédito, a redução de custos e segurança na negociação para ambas as partes.

Além disso, contribui para o desenvolvimento rural pois estimula os investimentos nas atividades agrícolas, impulsionando a produtividade e contribuindo para a geração de renda e empregos nas áreas rurais, fortalecendo esse setor tão vital para o nosso país.

Nos registros contábeis, a CPR representa um ativo financeiro até o vencimento da cédula. Contudo, recomenda-se que um contador especializado em agronegócio esteja a par desses registros para que não ocorram imprevistos com o fisco e para uma melhor organização contábil da fazenda.

Nosso escritório está à disposição!

☎️ (44) 3262-0730

📞 (44) 99132-3345 (Whats)

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5