Blog

Agridata Explica: Regimes de Caixa e Competência

Antes de falar sobre a diferença, é importante entender que regimes contábeis são métodos utilizados para realizar os registros das transações financeiras de uma empresa.

Regime de Caixa

Entende-se como regime de caixa o regime contábil no qual as despesas e receitas são contabilizadas apenas quando entram em caixa. Sendo assim, serão considerados e tributados apenas os valores recebidos.

Dessa forma, nas empresas que trabalham com vendas a prazo e prestações de serviços, os impostos incidentes são feitos somente após o recebimento do dinheiro por parte do cliente.

Regime de Competência

O regime de competência, por sua vez, é um método de registro de lançamentos contábeis, que é realizado no período de competência da receita ou despesa realizada.

Por exemplo, se uma empresa realizou uma despesa em janeiro para pagar apenas em abril, o registro contábil será efetuado em janeiro, sendo esse o mês de competência da despesa. Ou seja, independente da data do pagamento ou recebimento dos valores monetários, de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.

Um contador é o profissional adequado para a devida orientação no que se refere à escolha do regime contábil mais adequado para o seu negócio.

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Nossos contatos:
(44) 3262-0730
(44) 99972-7347
cliente@agridata.com.br

Onde estamos:
Av. Herval, 235 – Loja 4
Maringá-PR | 87013-110

AGRIDATA Contabilidade Rural Ltda
CRC-PR nº 005.202/O-1

Contador responsável: Valdecir Mokwa
CRC-PR nº 027.954-O/5